-
Arquitetos: Atelier Cais
- Área: 210 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de requalificação e ampliação de uma moradia existente de um lote urbano, inserido numa banda de moradias do bairro de Belém, em Lisboa, Portugal.
Do lote existente faziam parte uma casa de apenas um piso, um logradouro e as ruínas de um armazém anexo a tardoz. O projeto teve como principal premissa a requalificação da construção existente e a ampliação da área total da casa, através da adição de um piso superior.
Sem prejuízo da preservação e tratamento da fachada frente existente (caracterizada por um friso superior de azulejos classificado), procedeu-se a uma reorganização livre do layout interno do piso térreo, destinado a receber o programa social da casa. O piso superior é destinado aos quartos da casa.
Procedeu-se ainda à requalificação do logradouro, alterando significativamente a sua topografia, de forma a optimizar a relação da casa com as áreas externas a tardoz. O armazém anexo foi convertido num jardim murado, com um pequeno anexo de arrumos. Desde a cota de entrada da rua das Terras até ao jardim murado, a casa desenvolve-se em patamares sequenciais, atenuando a significativa diferença de cotas existente e promovendo uma transição harmoniosa entre o interior e o exterior. A casa tem orientação solar Sudoeste-Noroeste e destina-se a uma família composta por um casal e três filhos.
Na fachada da frente, optou-se pelo revestimento a azulejo vidrado cor verde esmeralda, recuperando a plasticidade das fachadas típicas daquela banda. No interior, os principais materiais de revestimento de piso e parede são; madeira, cimento afagado e envernizado, azulejo e pastilha de vidro.